Primevera do Leste se destaca com mais de 3 mil atendimentos voltados para a saúde da gestante
"É um compromisso da nossa gestão garantir que as mulheres tenham acesso rápido e eficiente para se prevenir de doenças graves como os canceres de colo do útero e mamas", diz Léo Bortolin
Os atendimentos à saúde da mulher se destacaram na rede municipal de Primavera do Leste, segundo o balanço do primeiro semestre divulgado pela Secretária Municipal de Saúde. Para as gestantes, foram realizados 849 exames de ultrassom obstétrico, 1007 ultrassom transvaginal e 600 ultrassom de mamas, além de 849 mamografias. Foi feito um trabalho de orientação para que as mulheres se sentissem confortáveis e seguras para procurar os serviços de saúde, mesmo num cenário pandêmico.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Laura Kelly, foi necessário dar agilidade nos atendimentos considerando o estado critico causado pela pandemia da Covid-19. "Esses números que atingimos são resultados de um grande esforço dos profissionais da saúde para levar ao público feminino um atendimento humanizado, ainda mais porque sabemos a importância da prevenção contra outras doenças como o câncer de colo do útero e mamas ", afirma.
Deste modo, a principal meta da rede municipal é chegar ao Outubro Rosa, mês que destaca a campanha de conscientização das mulheres contra o câncer, com as filas zeradas, conforme a orientação do prefeito Leonardo Bortolin. "É um compromisso da nossa gestão garantir que as mulheres tenham acesso rápido e eficiente para se prevenir de doenças graves como os canceres de colo do útero e mamas. Por isso, que nos primeiros seis meses de 2021, conseguimos manter a média de 500 atendimentos por mês. E nosso esforço vai continuar para que a gente consiga atender o maior número de mulheres e, assim, zerar a fila de espera", ressalta Bortolin.
Outras especialidades que se destacaram em atendimentos foram neurologia (1.135), psiquiatria (1.281), ortopedia (4.430), cirurgia média complexidade (1.543). Para garantir, à população toda a assistência necessária e atendimento seguro, as unidades de saúde seguem com protocolos rígidos de prevenção. "É importante reforçar a toda a população que as unidades de saúde mantém os atendimentos respeitando todas as medidas de biossegurança voltadas para o combate a pandemia da Covid-19", orienta Laura Kelly.