Arrecadação com IPTU 2021 atinge 14,5 milhões e bate recorde em Primavera de Leste
Novidades
Publicado em 19/08/2021

Arrecadação com IPTU 2021 atinge 14,5 milhões e bate recorde em Primavera de Leste

Total arrecadado no 1º lote, em julho, representa 21,3% a mais em relação ao mesmo período de 2020

Balanço parcial divulgado pela Secretária Municipal de Fazenda de Primavera do Leste mostra que os pagamentos à vista e primeira parcela do IPTU 2021, em julho, atingiram arrecadação recorde. Ao todo, já foram arrecadados R$ 14,5 milhões, o que corresponde a 21,3% a mais em relação ao mesmo período do 1º lote da campanha de 2020, em que R$ 11,7 milhões foram arrecadados aos cofres públicos.

 
Em 2021, a prefeitura de Primavera do Leste lançou a campanha  do IPTU com vencimentos a partir do dia 15 de julho. Essa mudança foi feita para dar um fôlego a mais para os contribuintes prejudicados pelos impactos econômicos negativos provocados pela pandemia. Desta forma, os vencimentos deste ano foram lançados a partir do dia 15 de julho até 15 de setembro para o pagamento à vista ou primeira parcela para quem optou por dividir em três vezes. Além de oferecer 20% de desconto para o pagamento à vista, a prefeitura também abateu mais 20% sobre o valor para quem estava com os pagamentos dos anos anteriores em dia. A 2ª e 3ª parcela do IPTU vencem nos dias 16 de agosto e 15 de setembro. 
 
De acordo com o prefeito Leonardo Bortolin, o sucesso desse saldo recorde em arrecadação se deve às facilitações que o Poder Executivo Municipal ofereceu e ao comprometimento dos contribuintes que pagaram seus débitos. "A campanha do IPTU 2021 realmente foi um sucesso. Nós começamos a comunicar a população sobre as datas para o pagamento no mês de junho, sendo assim, o cidadão de Primevera conseguiu se organizar para realizar o pagamento da tributação e manter as contas com o município em dia", afirma. 
 
Para onde vai o dinheiro do IPTU?
 
O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano em uma determinada cidade. O valor a ser cobrado depende da avaliação do imóvel, quanto maior o valor avaliado, maior é a taxa do IPTU. Mas para onde vai o dinheiro arrecadado com o imposto? O secretário municipal de fazenda, Pedro Honorato, explica que o recurso que vem através dessa contribuição é aplicado para custear as despesas do município. "Fica a critério da prefeitura decidir onde o recurso é aplicado, mas geralmente a arrecadação com o tributo é destinada para as áreas públicas da saúde, educação,
Comentários